A verdade sobre a página about:mozilla

Publicado em 05/01/2011 por Gabriel Santos

Se você usa o navegador Mozilla Firefox, experimente digitar o endereço about:mozilla na barra de endereços. Uma página com letras brancas inclinadas sobre um fundo vermelho-café será aberta. O texto escrito aparentemNavegador Mozilla Firefoxente é da Bíblia, mas não é. As palavras não fazem realmente muito sentido, à princípio. No rodapé da página, diz que o trecho foi extraído de "O Livro de Mozilla".

Alguns conspiradores, que são verdadeiros caçadores de mensagens subliminares até em filmes infantis, afirmam com certeza que a página secreta é um indício de que os desenvolvedores do Firefox são satanistas e que estão tentando atrair cada vez mais pessoas para a cultura do mal.

A verdade é que os programadores da Fundação Mozilla criaram a página about:mozilla para ser um Easter Egg. Tudo não passa de uma brincadeira, o tal "Livro de Mozilla" nem mesmo existe e objetivo ali foi, provavelmente, satirizar o navegador concorrente, o Internet Explorer, de forma implícita. Existem mensagens diferentes em cada versão do Firefox, e juntando-se as partes, dá pra entender alguns fatos a respeito da história do navegador.


About:mozilla - Easter Egg


Um dos desenvolvedores do Mozilla Firefox, Gervase Markham, cristão, escreveu um texto bem esclarecedor sobre a página about:mozilla, em inglês, que afirma que não há nenhum problema com o Easter Egg, e não há motivos para abandonar o navegador, pois ninguém teve intenções maléficas.

56 comentários até o momento.

  1. fernando silva disse:

    se naum tem nada ave porq por diversas vezes chamam mozilla de mamon teoricamente o filho de satanas?

    • Fernando,

      Mamon não se refere à Mozilla, nem ao Firefox. Mamon seria uma menção implícita à empresa desenvolvedora do Internet Explorer. A palavra "Mamon" faz referência ao poder financeiro da Microsoft.

      A lenda escrita em about:mozilla possivelmente faria uma referência ao tempo em que a Microsoft parou de atualizar o IE6 ("Mamon adormeceu[...]") e o período em que investiu num novo navegador, o IE7 ("o renascimento da criatura [...]"), que não mudou quase nada em relação à versão antiga ("E eles criaram um novo mundo à sua imagem e semelhança[...]").

      Abraços e fique tranquilo.

    • carlos disse:

      fernando mamon não é do satanas, ele é um deus capitalista. E quando o livro fala de mamon fala da internet explore, que é tido como um vilão que sugava dinheiro e monopolizava todos. Mas isto é só um livro ficticio não tem nada demais, vc acha que se eles tivessem um pacto com o demonio iria disponibilizar o livro para que todos que o acessam lerem. REFLITA

  2. Diego Brenner Vasconcelos disse:

    Muito Esclarecedora sua postagem sobre a o comando about:mozilla eu mesmo não imaginava a ideologia por tráz da página. Sempre gostei de mensagens subliminares e é ótimo saber que o muitadica.com dá suporte aos que não captam a mensagem de primeira. Assim que souber de outras, vou perguntar a vcs oq significa....

  3. O_O disse:

    naum sei naum acho q esses caras q fizeram o mozila são satanistas sim!

    e eles tão mentindo só.

  4. netto disse:

    Ah, pra fazer um navegador bom assim só pode ser do bem, de Deus, porque o capeta não faz nada que presta! hahahaha!

  5. Bruna disse:

    eu fiquei com medo quando vii!!
    será que não tem nada a ver mesmo???

  6. Luan disse:

    eu vi em um site que mamon é um dos 7 principes do inferno,ele simboliza a ganancia e a avareza.
    tem chances de isso apenas ser uma brincadeira, mas por outro lado pode significar algo

  7. Anonimo disse:

    oi,LUAn
    Fica na boa pq isso é inveja de outros navegadores eae escrevem estas coisas
    By. assuntoslegais

  8. Anonimo disse:

    Verdade,essa pessoa tem razão pois o capeta naum faz mesmo nada que preste!!!!rsrsrs

  9. Franklin disse:

    Mais informações sobre o Easter Egg (ovo de pascoa):

    http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_de_Mozilla

    E um comentario dos desenvolvedores dos Firefox:

    http://blog.gerv.net/2005/01/some_clarificat_1/

  10. TarcisioRio disse:

    Aos amigos que ficam impressionado com mensagens subliminares por trás de marcas famosa em geral. Saibam que antes de criar uma marca para um determinado produto deve-se pesquisar bem até atingir um contesto que cause uma união nome-produto. ex: NIKE deusa grega da vitória, Nice;já Hellmann´s, em inglês- hell - inferno; man - homen; sendo que na verdade hellmann é um simples nome em finlandês.

    • daniel disse:

      um pregador que um dia foi o maior mucumbeiro de todos os tempos que se chamava "tio chico " revela varios paquitos com satanas e um deles é da hellman que ele mesmo que ves o paquitoolha ai o link do testemunho: www.youtube.com/watch?v=Yh3mJDU6vdo

  11. TarcisioRio disse:

    Deus quando expulsou Lúcifer e seus seguidores do paraíso ou céu, não atribuiu nomes, tarefas ou qualquer função a cada Anjo expulso. Se os Anjos expulso do céu tem nomes, são os mesmos nomes de Anjos, ou novos nomes dado por eles, ou pela imaginação fértil humana.

  12. Yoddax Tryous disse:

    Mentira! Todo mundo sabe que o Mozilla foi SIM consagrado ao demônio! Eles colocaram Mamon pra disfarçar o nome verdadeiro: Demon (demônio em inglês). O dono do Mozilla traiu os amigos que ajudaram a criar esse navegador, ficando com todo o crédito, e ainda consagrou o Firefox ao diabo para obter sucesso! Eles só inventaram essa coisa do Explorer pra disfarçar o verdadeiro significado! Afinal, se confirmassem que eles eram satânicos prejudicaria muito o navegador.

    • Ju disse:

      gente procurei algumas coisas no winkipédia e achei esse testo falando sobre mamon
      que mamon e um setimo principe do inferno e que ele representa o terceiro pecado procurem no winkipédia sobre mamon

    • Thiago disse:

      Concordo PLENAMENTE com vc.

    • Andre Frey disse:

      Sendo satânico ou não, vou continuar a usar o Mozilla, é o melhor navegador que conheço. E quem é cristão, que não venha me dar sermão do "bem" pois a religião cristã, é a que tem o maior acervo histórico de crueldades já praticados contra a humanidade. Religião só serve pra justificar atos de crueldade 100% humanos, e depois, deuses e demônios são delírios da mente humana, tenho muito mais sucesso e sou muito mais feliz e livre não acreditando em todo esse besteirol.

  13. Unknown disse:

    Rapaz, não tem nada de satanista aí, isso é só uma sátira do Mozilla ao Internet Explorer, que é a concorrência. Hoje em dia vivemos num mundo capitalista, isso é normal, entenda.

    • Thiago disse:

      então pesquise sobre OS ILUNINATES e vcs desccubrirao q tudo isso é satanista e é o que pretendem fazer contra a humanidade... mas conhcecido como o Ant-cristo do apocalipse. quem não acredita, quando acontecer, se ainda estiver vivo, Vera!

  14. Fierrens disse:

    "A verdade" ou "A sua verdade" ?!

    • É um fato comprovado ao longo do texto por meio de argumentos consistentes.

      Abraços.

      • william disse:

        para de ser ipocritas seus cego o diabo e o pai da mentra ele veio pra matar=tira sua vida eterna , roubar =tirar seu conhencimento destruir=leva vcs com ele porque o tempo dele e curto nessa terra pare e pense

        • Não tem nada de diabólico no navegador Firefox, William. O próprio Gervase Markham, que é cristão, deixou bem claro que tudo não passa de uma brincadeira. Pare com a paranoia de achar que tudo é do diabo, que tudo é obra do inferno. Fique em paz!

  15. Anonimous disse:

    Julho 15, 2003: AOL fechou sua divisão Netscape ea Fundação Mozilla foi criada
    A besta morreu (AOL fechou sua divisão Netscape), mas imediatamente se levantou das cinzas (a criação da fundação Mozilla e do navegador Firebird, embora o nome mais tarde foi alterado para Firefox).

    09 de novembro de 2004: Firefox 1.0 é lançado oficialmente
    O apoio mundial de fãs Firefox leva para o seu sucesso, ilustrando o poder da comunidade baseada em projetos open source.

    Em "O Livro de Mozilla, 11:9 10° Ediçao" Citaçao tambem ao 11 de setembro 2001, 10 anos após o atentado terrorista.

    "Mammon" é uma alusão ao Internet Explorer, que "dorme" durante 5 anos entre os lançamentos do Internet Explorer 6 e do 7. O "renascimento da criatura" refere-se ao Firefox, que ganhou apoiadores que se auto-organizaram através do Spread Firefox, que comprometeram-se com a publicidade para o navegador, tomando um anúncio no The New York Times e fazendo um círculo em plantação com forma semelhante ao logotipo do Firefox. A "astúcia da raposa" é uma referência direta ao nome do Firefox ("Raposa de Fogo"). O "novo mundo" refere-se ao moderno, baseado em padrões Web sites dinâmicos e aplicações open-source. Os links apontam para o Manifesto Mozilla e para o ​​newsletter about:Mozilla. A última parte, começando com "Mammon acordou" fala do lançamento do Internet Explorer 7 e com a "era nada além de um seguidor", descreve-o como um seguidor, copiando várias das funções no Firefox que o Internet Explorer anteriormente não tinha. Além disso, esta citação do "10ª edição, é uma alusão ao 10 aniversário da Fundação Mozilla o durante o ciclo de desenvolvimento do Firefox 3. #NA VERDADE MAMMON E O DEMONIO DO DINHEIRO, DA COBIÇA, POR ISSO 'E CITADO.

    >Olhe esse site e ira ver a verdadeira historia> http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_de_Mozilla#O_Livro_de_Mozila.2C_8:20

  16. camila disse:

    sei lá viu, mas que é estranho éh!!!!!!
    ahsuahsu

  17. claudio disse:

    idiotas que acreditão que paginas da internet são satanistas..........si vc acha q e verdade porq ñ abandona a internet .................e vai morrar en uma caverna?????????

    • day disse:

      eu particularmente acredito pelo simples fato de haver diversas coisas q nos levam a esse mesmo ponto de vista é claro q muitos não acreditam mas isso não da o direito de criticar a opinião dos outros como certas pessoas fazem se não acreditam leiam a bíblia quem sabe isso não esclaressa certas coisas! !!!

  18. lucas disse:

    isso tudo e verdade mais todo mundo usa

  19. gabriella bonfim disse:

    se fosse assim então era pro internet explorer também ser coisa satanista,pq oh navegadorzinho ruim hein???

  20. Gustavo disse:

    Nunca vi problema nenhum no navegador mesmo depois de ver essa página msm assim nao vi nenhum problema em abandona-lo pois por exemplo meu mozilla baixa a 100kbs maximo(internet 1mb banda larga) e o chrome e explorer 20kbs

  21. ydelbland disse:

    a cabeça da raposa do firefox é um simbolo demoniaco

  22. joao disse:

    Sabes de uma verdade tudo isso é obra de satan
    veja só o que mias se usa o www o que significa vcs sabem?
    em hebraico é a letra VAV que tem como numero 6 então se lê www= 666 e agora heim que me dizem?

    • Andre Frey disse:

      WWW - World Wide Web (Rede de alcance mundial) o que isso tem a ver com VAV??? Cara, tu está viajando...kkkk
      E se tu é tão cristão assim, porque acredita no CABALA???

  23. astaroth disse:

    não adianta mesmo,a paranóia já está instalada na cabeça das pessoas,e qualquer coisa é culpa do diabo,por que vcs não vão se tratar.... sabe um psiquiatra?gente , vai viver a vida,deixa de ficar procurando dêmonios! a TV apodreceu suas mentes!!!!

    • Andre Frey disse:

      Verdade o que vc disse!
      O demônio é fruto de mentes poluídas, "insanas". A própria igreja católica assume hoje a postura de que possessão demoníaca é nada mais que mentes doentes e desequilibradas que precisam de tratamento.

  24. Beto disse:

    Não querendo ser chato e nem despertar a ira das pessoas com o cérebro funcionando como um LINUX, gostaria de expor minha opinião sobre o About:Mozilla.
    É imenso o número de pessoas que atribuem o mesmo ao satanismo, acredito que todos pensam assim; eu penso assim.
    Acredito que ali, se faz referência ao Internet Explorer (Vulgo IE). Se estiver certo, nada é mais ligado ao capeta que isso. Acredito ser o IE, mais satânico que o Vodu. Quem usa o IE, já está vendo o capeta, que inventou o demônio, que criou o satanás que gerou o diabo que, misturados se transformaram no SACI PERERE.(Ziraldo).
    Concluindo. Se faz referência ao IE, É COISA DO DEMÔNIO SIMMMMMMMM.

  25. Anderson disse:

    Putz; eu já to cheio desse papo de Demônio, Diabo Satanás e outros amigos dele,, agora essa Mammon!! , Vamos viver e ser felizes tirar da mente essas idiotices , conseguiram o q queriam.. Até eu tô comentando kkkkkkk.!!! E se derrepente no fim de tudo você descobrisse que tudo não passou de mentiras ? verdades ou mentiras sobre essas coisas , eu me sinto limpo. enfim quê culpa eu ou você tem? não fomos nós quem inventamos tudo isso ! Babaquice ficarmos descutindo essas coisas . Aproveitem a vida da melhor forma , Pow oq tem em comum um navegador feito através de linguagem binária, javascript ,php e outras coisas com o Diabo . Publicidade do proprio ? ;Só pode ser isso , Auto promoção.

  26. Drikáàh Tomlinson disse:

    Não sou páranoica mais concordo com quem acha que eles sao satanistas...mas nem por achar isso nao deicho de usar firefox

  27. U U disse:

    Não acreditam em Mamon, pois deviam, ele acredita em voces...

  28. Yasmim Amparo disse:

    mó mentiraa! se é assim ninguem pode usar a internet, pq o mozilla firefox tem o desenho do capeta, o chrome tem os numeros da besta ( 666 )!
    e agora oq vao inventar sobre a internet explore?

  29. maggot disse:

    cara q fica na paz usa o google chrome kkkkkkkkkkkk

  30. O ZÉ NINGUÉM disse:

    Afz...não tem nada a ver !!! Isso é a cisa mais RIDICULA que eu já ouvi !!! PELAMORDEDEUS DEMENCIA TEM LIMITE !!!!!!

  31. Douglas disse:

    Muito suspeito esse assunto. Pq ocultar isso no navegador? Satanas faz as coisas otimas ou parecendo otimas pra controlar a massa de gente para seus propositos. A biblia deixa bem claro q ele transforma em "anjo de luz," ou seja em uma criatura boa. Fica a dica.

    • Thiago disse:

      Isso mesmo! Isto são mesnsagens demoniacas sim e na biblia diz que mamom é satanas... acredite quem quizer, mas são mensagens sobre o apocalipse at-cristo e etc.

  32. raik disse:

    caraca mano bando de retardado flando coisas idiotas e uma brincadeira nao sejam burros aponto de pensar em iluminates ou em satanismo parem de ser babacas!

Leia antes de enviar um comentário
  • Não xingue. Você não precisa dizer palavrões para se expressar.
  • Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo.
  • Não escreva tudo em maiúsculo.
  • Não mencione links no seu comentário.
  • Nada de spam. Nada de propagandas.
  • Antes de perguntar, verifique se sua dúvida já foi respondida.
  • Deixe elogios, críticas, dúvidas ou sugestões. Fique à vontade!

Envie seu comentário