Como fazer backup total do seu celular Nokia

Publicado em 15/04/2012 por Gabriel Santos

Muita gente tem sempre um backup em dia dos dados do computador, mas acaba se esquecendo de fazer uma cópia dos arquivos mais importantes do celular, como músicas, fotos, vídeos, notas do calendário, anotações, mensagens de texto, aplicativos, configurações e contatos. Imagina o que acontece se roubarem o celular? Muita dor de cabeça e decepção por perder tanta informação, que, muitas vezes, será impossível de recuperar.

Então, antes que o pior possa acontecer, vamos aprender como fazer um backup total em celulares da marca Nokia usando dois aplicativos: um para transferir os arquivos do celular para o computador e outro para visualizar os arquivos individualmente.

Celular Nokia Exemplo

 

1º passo - Baixe e instale o programa oficial da Nokia - o Nokia Suite

Clique aqui para visitar o site da Nokia. Quando chegar no site da Nokia, role a página e clique em "Instale o Nokia Suite", no final da página, como mostra a figura abaixo:

Instalar Nokia Suite

 

2º passo - Conecte seu celular ao computador

Conecte seu Nokia ao computador usando um cabo USB original ou por meio da tecnologia sem fio Bluetooth. Lembre-se de que transferir grandes quantidades de dados usando Bluetooth requer muito mais tempo do que usando o cabo.

Conectando o celular ao PC

 

3º passo - Inicie o aplicativo de backup total

Para isso, clique no menu Ferramentas > Backup. E clique em Próxima.

Iniciar aplicativo de backup

 

4º passo - Selecione o que será copiado para o computador

Agora escolha quais tipos de dados serão copiados para o HD do computador, entre eles contatos, notas de calendários, notas, aplicativos, músicas, documentos, configurações e backup do cartão de memória, se houver um inserido no celular. Escolha também o local de salvamento, como a Área de Trabalho (Desktop) ou a pasta Documentos.

Lembre-se: verifique se sua agenda está salva no celular antes de iniciar o processo. Caso seus contatos estejam armazenados no chip (SIM Card), entre no menu do celular > Contatos > Mover contatos > Do SIM p/ telef. E confirme a solicitação.

Escolher tipos de dados para o backup

 

5º passo - Inicie o backup e deixe o celular quieto

Clique no botão Iniciar e aguarde um tempo enquanto os arquivos e configurações são copiados. Durante o processo, não mexa no seu aparelho. Tenha certeza de que o celular está com a bateria cheia. Se estiver usando um notebook, coloque-o na tomada.

Depois de um tempo, ao ser concluído o backup, será gerado um arquivo com a extensão .nbu. Para garantir que esse arquivo estará sempre disponível quando você mais precisar, use o Dropbox para armazená-lo de forma segura nas nuvens.

 

6º passo - Atualize seu backup

Repita os passos anteriores de tempos em tempos, por exemplo uma vez por mês, para garantir que seus dados estarão sempre atualizados.

Dados salvos no HD

 

 

EM CASO DE ROUBO!

Caso seu celular seja roubado ou perdido, não entre pânico. Agora todos os seus dados estão salvos em segurança dentro daquele arquivo com a extensão .nbu. Infelizmente não é possível ver o conteúdo do backup armazenado dentro desse contêiner usando o programa Nokia Suite. Mas para isso, existe um aplicativo chamado Nbu Explorer, que permite a você visualizar sua agenda, mensagens e aplicativos mesmo sem estar com seu celular, basta ter com você o arquivo.nbu.

Download do Nbu Explorer

 

O programa, de apenas 340 KB, que não precisa de instalação, é muito simples. Depois de aberto, clique em File > Open. E selecione seu arquivo de backup com a extensão .nbu.

Nbu Explorer File Open

 

Então, aguarde um pouco até o conteúdo seja carregado. Na aba "File content", você tem acesso a todos os arquivos que antes estavam no seu celular e pode restaurá-los individualmente, com três cliques. Na aba "Messages", aparecem as mensagens de texto enviadas, recebidas e salvas. Na aba "File parsing log", é possível ver o modelo e firmware do celular, IMEI e hora do backup.

Para restaurar uma música, por exemplo, encontre o arquivo correspondente - na aba "File content" - clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo, clique em Export Selected File(s) e escolha o local de salvamento, como o Desktop.

Nbu Explorer interface

 

 

COMPROU UM CELULAR NOVO? RESTAURE TUDO!

Assim que você adquirir um celular novo da Nokia, qualquer modelo que for, já pode restaurar todos os arquivos antigos com pouquíssimos cliques. Para ver como é fácil, siga os passos a seguir:

1º passo - Conecte o celular ao computador com o cabo USB ou Bluetooth. Abra o Nokia Suite. Clique no menu Ferramentas > Restaurar.

Nokia Suite restaurar backup

 

2º passo - Conecte o carregador ao celular. Clique em Próxima. Então, deve aparecer uma mensagem de erro "Não foi possível encontrar backups". Não se preocupe, clique em Procurar e encontre o arquivo com extensão .nbu gerado antes.

Nokia Suite erro backup

 

3º passo - Escolha o que deverá ser restaurado (mensagens, aplicativos, agenda, configurações, clipes de som, marcadores da web, etc) e clique em Iniciar. Aguarde um tempinho e pronto, seu celular novo estará em dia com todos os seus arquivos importantes e seus contatos!

33 comentários até o momento.

  1. Tiago Gomes disse:

    fazendo esse passo a passo os aplicativos e jogos são transferidos para o novo dispositivo, tipo um novo cartão de memoria?

    • Sim, Tiago. Todos os dados do backup ficam armazenados em um arquivo .nbu. Depois é só restaurar o backup no novo celular (para a memória nativa ou cartão de memória) e recuperar tudo de volta!

  2. carlos disse:

    valeu pelas dicas!!! mto boas!!!

  3. Edson disse:

    Muito obrigado por essas dicas, deu tudo certo! Valeuuu!!

  4. Luiz Carlos Barreto vinholis disse:

    Baixei minha agenda inteira com muito sucesso.
    Quando fui atualizar notei que os toques personalizados paara os contatos foram excluidos.
    Solicito ajuda para que os toques personalizados nao sejam excluidos dos contatos.
    Agradeço imensamente pela resposta e parabenizo-os,
    Luiz Carlos Barreto Vinholis

  5. Thaís disse:

    Parabéns pelo site! Texto bacana, consegui fazer o backup com mt tranquilidade. Valeu!

  6. Matheus disse:

    Meu amigo, muito obrigado pela ajuda.. vc salvou meu dia :D Parabéns pelo trabalho, me ajudou DEMAIS!!! Que Deus abençoe você!!!

  7. Francisco disse:

    Muito útil esta informação.
    Obrigado

  8. Beatriz disse:

    Tem algum e-mail na qual eu possa tirar duvida? O site esta alegando palavrões (nao estou utilizando disso), preciso de ajuda urgente.

  9. João disse:

    Mas isso de restaurar o backup só funciona se o novo telemovel fôr Nokia? É que eu tenho um velhinho N8 com SO Symbian Belle e agora comprei um LG 4X HD com SO Android. É possível passar tudo do velho para o novo?

  10. rafael felix disse:

    ei tenho um nokia asha 201 e quero fazer um backup por que ele ta com um problema mas se eu fazendo esse backup ele vai vim do mesmmo jeito que ele veio de fabrica com as mesmas configuraçoes e tudo mais

    e mais quando eu faço um bacup some as configuraçoes aplicativos e outras coisas

  11. havenna disse:

    oi GABRIÉL se eu fizer beckaup do cel nokia 110 mesmo com a puk bloqueada vai dar certo ou preciso desbloquear primei?ro a puk

  12. jose disse:

    boa tarde,eu não entendo muito bem mas estou gostando.parabens, qualquer duvida eu entro em com tato com vcs valeu .....

  13. Cleusa disse:

    Oi,eu passei todas as fotos do meu cartão de memória para o pc. Mas agora, onde havia as fotos tem um ponto de interrogação e eu não consigo excluir.O cartão de memória está cheio.O que devo fazer?

  14. Alberto Cury disse:

    Tenho um celular Nokia e desejo após o backup restaurar os contatos para um celular Android.
    Isso é possivel? Como?
    Obrigado

  15. alice disse:

    como faco pra recuperar smss apagados (nokia)?

  16. Mariana disse:

    Bom dia!

    Tenho um Nokia Asha 201, exclui algumas mensagens de texto SMS importante no meu trabalho, com o backup tem como recuperá-las? Obrigada e parabéns pelo site!

    • Tem sim. É só abrir o arquivo .nbu com o NbuExplorer e clicar em "messages" para visualizar as mensagens.

      • Mariana disse:

        Ok, Gabriel, mas assim: no meu celular excluí as msg, só sei que existe devido ao registro de informações, nem na lixeira está! mas se eu fizer o backup agora elas voltam? Ou tenho que fazer o backup primeiro e depois restaurar no meu PC ou celular? É isso? Qual é a ordem?! Poderia me ajudar novamente? Grata.

        • Se você excluiu as mensagens antes de fazer um backup, então não é possível recuperar. Mas como você disse que ainda consta no registro de informações, experimente fazer um backup e abrir o arquivo .nbu no computador com o auxílio do NbuExplorer.

  17. Rogério Coelho Costa disse:

    Fiz a restauração de backup em meu asha 201 e muitos dos meus dados foram apagados. Como faço para recuperá-los?

  18. Regina disse:

    Apaguei algumas conversas no whatsaap ,meu cel. é nokia, que continham informações importantes para meu trabalho, é possível recupera-las? me ajude por favor

  19. Regina disse:

    Em média quanto tempo eu levaria em média para fazer esse backup? são de mensagens de whatsaap que apaguei, quero saber se consigo fazer no horário de almoço, 1 horinha ??

  20. Regina disse:

    Gabriel vc poderia me ensinar o passo a passo

Leia antes de enviar um comentário
  • Não xingue. Você não precisa dizer palavrões para se expressar.
  • Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo.
  • Não escreva tudo em maiúsculo.
  • Não mencione links no seu comentário.
  • Nada de spam. Nada de propagandas.
  • Antes de perguntar, verifique se sua dúvida já foi respondida.
  • Deixe elogios, críticas, dúvidas ou sugestões. Fique à vontade!

Envie seu comentário