O que são Easter Eggs?

Publicado em 11/12/2010 por Gabriel Santos

Easter Eggs significam, em inglês, ovos de Páscoa. Ovo de PáscoaMas, no mundo da programação são surpresas escondidas em programas de computador, websites e até em DVD's. Os desenvolvedores criam essa tipo de brincadeira pra se premiar pelo tempo perdido, pelo esforço dedicado, muitas vezes noites sem dormir, digitando intermináveis linhas de código em frente ao PC ou até para provar a autoria de um software, por exemplo.

Alguns Easter Eggs são mostrados ao clicar em uma área oculta, outros quando se digita uma combinação de teclas, outros são na verdade links secretos. A maioria deles é bem difícil de adivinhar, mesmo que você conheça bem aquele site ou software, e estão presentes em produtos bem conhecidos da tecnologia. Eu fiz uma pesquisa recentemente e encontrei alguns bem interessantes. Uns chegam a ser engraçados e outros carregam um certo mistério:




O Coelhinho simpático do Google

Entre em http://www.google.com/Easter/feature_easter.html e capture os ovos de páscoa coma cesta do coelho.

Jogo com um coelho no Google - Easter Egg



Sátira ao Internet Explorer

No navegador Mozilla Firefox, digite na barra de endereços: about:mozilla. Aparece uma mensagem, no estilo da Bíblia, que, na verdade, se refere à Microsoft (Mammon) e aos usuários do Internet Explorer (seus seguidores). Para ver as mensagens ocultas das outras versões do Firefox, visite http://www.mozilla.org/book/ e aproveite para visualizar o código-fonte dessa página, onde é possível entender o significado por trás de cada passagem.

About:mozilla - Easter Egg




Robôs não podem ferir um ser humano

Ainda no Firefox, digite na barra de endereços: about:robots Então você será levado para a página do mascote da última versão do programa. O título da página - Gort! Klaatu barada nikto! – é uma frase do filme "O dia em que a Terra parou", em que seres extraterrestres planejam destruir nosso planeta.

About:robots - Easter Egg

Nesta tela são exibidas quatro frases diferentes, todas relacionadas a robôs. Elas também foram retiradas de outros marcos da ficção científica da cultura pop, como "Eu, Robô" (livro de Isaac Asimov adaptado para o cinema por Alex Proyas), "Blade Runner" (filme de Ridley Scott) e "O Guia do Mochileiro das Galáxias" (livro de Douglas Adams levado para as telonas por Garth Jennings).


Será que é verdade?

De volta ao Google, agora digite no campo de busca "o maior mentiroso do mundo", e veja o primeiro resultado. Tire suas próprias conclusões.



O Yahoo fala

No Yahoo.com (http://br.yahoo.com/?p=us), experimente clicar no ponto de exclamação do logotipo do Yahoo. Você vai ouvir "Yahooooooooooo!".

Yahoo - Easter Egg



Mera coincidência

No Word, digite Q33 NY, mude a fonte para tamanho 72 e o tipo da fonte para Wingdings. Os símbolos lembram o episódio de 11 de setembro contra as Torres Gêmeas.



Qual será o significado?

Também no Word, digite rand(5,11) e dê ENTER. Aparecem várias frases iguais. Qual será a utilidade disso? Por que escolheram logo essa frase?



Imagens escondidas

Em sites feitos com PHP, insira ao final da URL uma das seguintes query strings e você verá uma imagem diferente:

?=PHPE9568F36-D428-11d2-A769-00AA001ACF42

?=PHPE9568F34-D428-11d2-A769-00AA001ACF42

?=PHPE9568F35-D428-11d2-A769-00AA001ACF42

?=PHPB8B5F2A0-3C92-11d3-A3A9-4C7B08C10000

Exemplo: http://www.avgbrasil.com.br/?=PHPE9568F34-D428-11d2-A769-00AA001ACF42



Easter Egg ou bug?

Agora crie uma pasta no Windows com o nome aux ou con. Deu certo? Impossível. Mas eu acho que isso é um bug do sistema mesmo.

Easter Egg ou bug do sistema?



Estilo Mortal Kombat

Entre no Google Reader (http://www.google.com.br/reader), e pressione a combinação secreta de teclas: cima, cima, baixo, baixo, trás, frente, trás, frente, B, A. Observe o que aparece no canto esquerdo. Experimente fazer isso no site jQuery.com. Essa combinação é manjada e possui efeitos em muitos sites...

Estilo Mortal Kombat - Observe o segundo  personagem da primeira linha!



O Hall das Almas Torturadas

Há muito, muito tempo, na época do Reinado do Internet Explorer, havia uma easter egg bem interessante no Excel 95. Acho que não vale a pena falar sobre quais eram os comandos pra mostrar o jogo secreto, até porque ninguém usa mais aquele programa pré-histórico no computador. Mas tem um vídeo no Youtube que mostra como que ele funcionava: http://www.youtube.com/watch?v=nwg9eLHZZRo.



Google Gulp

Um dos mais conhecidos easter eggs da internet é o 'Google Gulp!' (http://www.google.com/googlegulp), dedicado a uma bebida refrescante (e fantasiosa) que promete deixar a pessoa mais inteligente para fazer buscas no Google. De acordo com as informações da página, cada garrafa de 'Google Gulp!' contém um leitor de DNA capaz de registrar 3GB dos dados genéticos de quem consome a bebida, ajustando a carga hormonal em tempo real. Tudo isso em quatro deliciosos sabores.


Google Gulp - Easter Egg



Pesquisa com o poder da mente no Google

Vá em http://www.google.com/mentalplex/, mentalize o que você quer procurar olhando no círculo em movimento e dê um clique sobre ele...



Em busca da alma gêmea?

Tente encontrar sua cara-metade no http://www.google.com/romance/. Hilário.



Pombos melhores que humanos

O Google disse, em mais uma de suas brincadeiras, que por trás da tecnologia de busca, há milhares de pombos que trabalham melhores que pessoas. Pombos que trabalham no Google - Easter EggSegundo a empresa, o sucesso do chamado PigeonRank baseia-se principalmente na treinabilidade superior do pombo doméstico (Columba livia), e sua capacidade única de reconhecer objetos, independentemente da orientação espacial. O pombo comum cinza pode facilmente distinguir entre itens apenas por mínimas diferenças, uma habilidade que lhe permite selecionar sites relevantes entre milhares de páginas semelhantes. Veja mais em http://www.google.com/technology/pigeonrank.html.



Google até na Lua?

Há uma página no Google que diz que a empresa estava, em 2007, entrevistando candidatos para cargos de engenharia no datacenter na Lua. Google com datacenter na Lua - Easter EggDiz que "[...]essa oportunidade única só está disponível para indivíduos  altamente qualificados que estão dispostos a se deslocar por um longo período de tempo e estão em condição física superior e são capazes de sobreviver com acesso limitado a conveniências modernas." Bem divertido. Mais em http://www.google.com/jobs/lunar_job.html.



Google Tradutor de Animais

Um dos objetivos do Google é tornar a informação mais acessível e um dos maiores desafios para tanto é efetuar traduções. Até de animais. Leia mais sobre essa brincadeira do Google em http://www.google.co.uk/intl/en/landing/translateforanimals/.



BrOffice I

Abra o BrOffice.org Calc (OpenOffice Calc) e em uma célula, digite: =game("StarWars"), dê ENTER e descubra você mesmo o que acontece... Tente fazer mais de uma vez, e você vai ver a mensagem: "oh no, not again!"



BrOffice II

Agora em uma célula da planilha, digite: =STARCALCTEAM() e você verá uma foto da equipe de desenvolvimento do software.



Jogo Snake no YouTube

Abra um vídeo qualquer no YouTube, como por exemplo, http://www.youtube.com/watch?v=RW7f3fizfGA&feature=related e quando aparecerem aquelas bolinhas indicando o carregando da página, pressione para CIMA e um joguinho estilo snake vai começar na própria tela do vídeo.

Jogo da cobrinha no YouTube - Easter Egg



Patchou

Uma surpresa escondida no Messenger Plus! Live é uma mensagem de agradecimento do criador do software. O desenvolvedor do Plus! é conhecido como Patchou e se você digitar o comando /patchou em uma janela de conversação, surgirá na tela uma nova janela com a mensagem e uma foto. Experimente dar um duplo clique sobre o seu nariz.


Patchou, o Easter Egg do MSN Plus



No DVD Homem-Aranha

O ovo: você pode flagrar um teste de computação gráfica que verifica imperfeições nos uniformes do aracnídeo e do Duende Verde – é impagável assistir aos dois requebrando os quadris em suas malhas justas. Como achar: na tela "comentários" do disco 1, selecione "apresentações especiais" sem pressionar "enter". Aperte a seta para a esquerda: uma aranha deve aparecer no canto esquerdo inferior do vídeo. Vá à aranha e tecle "enter".



Até em televisão

Esse eu descobri por acaso: eu tinha uma televisão da Sharp e, em um belo dia, eu liguei a TV pressionando e segurando o botão Power do painel frontal, logo após colocar a tomada no plugue. Feito isso, aparecia um menu secreto onde era possível distorcer a imagem de várias formas, modificar as cores RGB, etc. O único jeito de sair do menu secreto era apertando o botão Sair com o controle remoto. Se não tivesse pilha no controle, já era. Não adiantava desligar a TV.



Fontes:

8 comentários até o momento.

  1. Rafael disse:

    Muito legal parabéns =)

  2. hugo disse:

    Só uma coisa meu camarada:
    esse ultimo caso ai não é um Easter Egg.
    vc entrou no modo de serviço da TV.
    isso não é um "menu secreto". é um menu que normalmente os técnicos entram pra configurar.
    se você pesquisar na internet vai ver que toda tv tem isso.
    Tive que rir dessa última....
    hieaHIaheiaEHIAHEIAhihaEIAhie

    • É verdade, Hugo. Mas eu confesso eu fiquei muito assustado mesmo com esse menu. Eu não conseguia sair de jeito nenhum dele! Mais tarde que eu fui descobrir que só dava pra voltar ao modo normal pressionando o botão "sair".

      Depois que aquilo aconteceu, eu tentei entrar no menu de serviço de outras TVs usando a mesma técnica e não funcionou. Com uma pesquisa rápida pela Internet, hoje percebo que para entrar no menu "secreto" de outras TVs é necessário apertar uma combinação complicada de teclas, algo como segure a tecla "mute" por 3 segundos e aperte "volume+" três vezes para a esquerda...

      Abraços, Hugo e obrigado pelo comentário

  3. camila disse:

    :O:O

    o troço do yahoo pra mim foi meio engraçadinho

    baaaaahhhhhhh

  4. Adolfo disse:

    showwww =)))))))))))))

  5. Rafael Oliveira disse:

    aquele negocio do jogo snake no youtube eu jah sabia faz algum tempo...descobri ele sem querer XD

  6. Jose disse:

    O unico que eu descobri sozinho foi o do Youtube

Leia antes de enviar um comentário
  • Não xingue. Você não precisa dizer palavrões para se expressar.
  • Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo.
  • Não escreva tudo em maiúsculo.
  • Não mencione links no seu comentário.
  • Nada de spam. Nada de propagandas.
  • Antes de perguntar, verifique se sua dúvida já foi respondida.
  • Deixe elogios, críticas, dúvidas ou sugestões. Fique à vontade!

Envie seu comentário