Sites para fazer upload de arquivos

Publicado em 10/06/2011 por Gabriel Santos

fazer uploadQuando você faz um download, você carrega (baixa) um arquivo da internet para o seu computador. Upload é o contrário: você envia (sobe) um arquivo do seu PC para a internet, por exemplo quando publica fotos para o álbum do Facebook, atualiza o avatar do Twitter, posta uma foto no Flickr, ou manda um vídeo para o YouTube.

Se você precisa subir um arquivo, seja para compartilhar com os amigos, para fazer um backup, ou até para economizar o espaço da hospedagem do seu blog, deve saber que existem centenas de sites para fazer uploads gratuitamente. Porém, perceba que há diferenças importantes que tornam alguns melhores do que outros.

Confira agora um lista de sites para upload:

 

1) Megaupload

Megaupload

Prós: O Megaupload tem um design lindo, está disponível em português, não precisa de cadastro, sendo possível enviar arquivos de até 1 GB, de qualquer tipo, até .exe.

Contras: Subir um arquivo é fácil, mas o usuário que baixa um arquivo do Megaupload sofre um pouco: precisa preencher um código captcha, deve esperar 45 segundos e aturar aquelas propagandas no rodapé. Além disso, não pode fazer hotlinking do arquivo, não pode usar um gerenciador de downloads e não pode baixar mais de um arquivo por vez. O Megaupload não checa os arquivos contra vírus.

 

 

2) Easy Share

Easy share

Prós: Com o Easy Share, é possível fazer o upload de arquivos de até 1000 MB (quase 1 GB) com certa facilidade. Você acompanha o processamento através de uma simpática barra de progresso. Se for detectado vírus, o arquivo é deletado na hora.

Contras: Assim como no Megaupload, há muita facilidade em fazer o upload, mas quem for baixar o arquivo vai ficar irritado, esperando no mínimo 38 segundos e tentando decifrar o código captcha. Não há propagandas, mas não pode fazer downloads simultâneos, nem continuar um download interrompido. O triste é que se fizer um download agora, o próximo só poderá ser feito daqui a 18 minutos.

 

 

3) Rapid Share

Rapid share

Prós: Com o Rapid Share, é possível subir arquivos sem limite de tamanho, sem a necessidade de se cadastrar. O usuário que baixar o arquivo não preenche captcha, não precisa esperar muito tempo e, aparentemente, é possível fazer downloads simultâneos. Além disso, a tela de download é limpa, sem propagandas, sem poluição visual.

Contras: Como já era de se esperar, não é possível fazer direct linking. O Rapid Share não verifica os arquivos contra vírus e malwares.

 

 

4) 4shared

4shared

Prós: É possível enviar qualquer tipo de arquivos de até 2 GB e gerenciá-los via FTP. A pessoa que for baixar um arquivo não precisa preencher um código captcha. Há a opção de postar um comentário sobre o arquivo, se desejar.

Contras: Para fazer o upload de um arquivo para o 4shared é necessário se cadastrar. E mais, caso não faça login por 6 meses, todos os arquivos da conta são removidos.

Quem for baixar, tem que esperar 20 segundos enquanto vê um monte de propagandas e fica impedido de continuar downloads interrompidos. Hotlinking? Nem pensar na versão grátis. O 4shared não verifica se há vírus nos arquivos enviados.

 

 

5) Hotfile

hotfile

Prós: Tela de upload simplificada, sendo possível enviar arquivos de até 400 MB, sem a necessidade de se cadastrar. Propagandas imperceptíveis nas telas de download.

Contras: Quem fizer um download no Hotfile, precisa aguardar 15 segundos, preencher um captcha quase indecifrável. Não pode baixar mais de um arquivo ao mesmo tempo, nem fazer direct linking.

 

 

6) Deposit Files

Deposit Files

Prós: Com o Deposit Files, é possível "upar" qualquer arquivo de, no máximo, 2 GB em uma interface minimalista. Cadastro não é necessário.

Contras: Quem faz upload no Deposit Files tem facilidade, mas quem baixa precisa ter paciência, porque é preciso esperar 60 segundos enquanto assiste a propagandas feitas em flash e GIFs animados, embora não seja necessário preencher códigos captcha. Como de costume, não dá para usar um gerenciador de download, nem fazer direct linking.

O mais engraçado do Deposit Files é a tradução feita para o português. Parece que usaram o Google Translator. Com todo o respeito à ferramenta do Google...

 

 

7) Mediafire

Mediafire

Prós: Para começar, o Mediafire é excelente. Sem necessidade de cadastro, você envia arquivos de até 200 MB, de qualquer tipo. As pessoas que efetuarem downloads não precisam esperar, nem digitar aqueles códigos. É possível, sem problema algum, fazer downloads ilimitados e simultâneos. E, acredite, mesmo na versão gratuita, você pode usar um gerenciador/acelerador de downloads, apenas nas 24h seguintes ao início da transferência.

Contras: Propagandas e, às vezes, janelas popup na tela de download. Não é possível fazer direct linking no modo free, apenas no modo pago, que custa US$ 9,00 por mês.

 

 

8) Ultra Share

Ultra share

Prós: Não precisa criar uma conta para fazer uploads. O limite é de 100 MB. A tela de download é simplificada, nem mesmo é preciso preencher códigos captcha ao efetuar um download no Ultra Share. Não precisa esperar para baixar!

Contras: Aparecem propagandas ao baixar um arquivo, mas nada que chame a atenção. Os arquivos são deletados se ficarem parados por 21 dias. Não possui um sistema integrado contra vírus de computador, não permite usar acelerador de download, não permite linkagem direta.

 

 

9) 2shared

2shared

Prós: o site não informa se há um limite de tamanho para envio para arquivos, o que indica que você pode fazer uploads sem preocupações. O 2shared tem uma interface bem limpa, design bem agradável, não precisa se inscrever, está livre de propagandas, de anúncios animados e daquelas malditas popups.

Para fazer downloads lá, não é necessário esperar como no 4shared, nem preencher códigos captcha. É possível baixar mais de um arquivo por vez.

Contras: Não dá pra usar um acelerador ou gerenciador de download. O 2shared não tem proteção antivírus.

 

 

10) Kiwi6

Kiwi6

Prós: Diferente dos demais serviços de upload, o Kiwi6 permite hotlinking, ou seja, você pode armazenar imagens lá e publicá-las diretamente no seu blog, por exemplo. Aliás, não só imagens, mas também vídeos, arquivos mp3 e pode até linkar diretamente para arquivos .zip ou .exe.

Não precisa se cadastrar no serviço, sendo possível enviar arquivos de até 100 MB. Quem fizer o download, não precisa preencher códigos, muito menos esperar.

Contras: Exibe uma discreta propaganda nas telas de download. Sem antivírus.

 

 

11) Multiupload

Multiupload

Na verdade, o Multiupload envia seu arquivo, sem custos, para até 8 seviços de hospedagem diferentes, simultaneamente: RapidShare, Megaupload, Deposit Files, Hotfile, zShare, Uploading, Filesonic e Fileserve.

Com isso, se um deles apagar um arquivo do servidor, você não preocupa, já que o mesmo se encontra armazenado em outro local. É interessante para o envio de arquivos mais importantes.

 

Conclusão

- Para enviar arquivos pequenos, como imagens e músicas, use o Kiwi6;

- Para arquivos maiores, prefira o Mediafire. Aproveite, crie sua conta grátis para gerenciar seus arquivos online como se estivessem no PC;

- O 2shared também é uma boa opção, porém ele esconde certos detalhes, como por quanto tempo os arquivos são hospedados. Então fique atento.

 

Atenção

Não faça upload de arquivos confidenciais, mesmo que o serviço de hospedagem ofereça proteção com senha. Arquivos secretos deveriam ser armazenados no computador ou em mídias externas como CDs e DVDs.

30 comentários até o momento.

  1. Johnatan disse:

    Poxa gostei muito das dicas e é tudo muito explicado gostei muito e parabéns pelo site.

  2. Bruno Henrique disse:

    Gostei Bastante :D

    uso o multiupload pra upa meus arquivos e mt simples ele nem diz quanto tempo o arquivo tem que ficar nem o tamanho do upload.

    ainda to testando ele :D

  3. Gabriel disse:

    O 4shared diz que checa vírus, então não sei se é erro por parte de vocês ou mentira deles.

  4. HENRIQUE disse:

    muito bom gosteii.Agora sei os melhores SITES para UPLOADS muito Obrigado!

  5. Eu Eu e mais Eu disse:

    O megaupload foi fechado!?

  6. Moacyr disse:

    Muito bom...Você sabe alguma coisa sobre o MEGASHARE?

  7. du,dudu e edu disse:

    nao é propaganda mas usem o 4shared é o melhor!!!
    E valeu gabriel suas dicas sao boas principalmente os prós e contras!!! huhuhuhu

  8. Diego disse:

    Olá ! Gostaria de saber se o programa DespositFiles detecta vírus !? Obrigado ...

  9. André disse:

    migrei pra GVT antes usava o speedy, quando baixava qualquer arquivo pelo depositfiles, logo em seguida eu cancelava a conexão speedy e conctava novamente o link voltava para 60 segundos, agora com a GVT, isso não acontece, cancelo conexão limpo historico e conecto novamente mais o tempo de 22 minutos continua até zerar para fazer outro download.
    Voce conhece alguma solução pra voltar o contador somente em 60 segundos?
    muito obrigado.
    abraço.

  10. Danilo LaGuardia disse:

    Excelente artigo. Não conhecia o serviço do multi Upload. Deveria ter usado ele.

  11. Gabriel disse:

    Excelente, muito bom!

  12. Roberto silva disse:

    eu posso compartilhar os arquivos com alguém, com estes sites ?

  13. Rogério disse:

    Muito bom, perincipalmente os prós e contras.
    Obrigado.

  14. rbllrj disse:

    multipload ja era , megaupload tmb
    gosto do mediafire mais naum suporta arquivos com mais de 200 só se pagar
    uso o sendspace mais expira muito rapido

  15. Otavio TI disse:

    Sinceramente, este site efeito com muito amor e carinho. Valeu galera do Muita dica.

  16. Geisa disse:

    Como faço para excluir minha conta no Deposit Files?

  17. wallace disse:

    o multi upload não envia os arquivos para 8 sites e sim para 9

  18. Na Melodia disse:

    Olha, acho bom atualizar o post porque tem servidor aqui que nem existe mais e outros que mudaram completamente suas características.

  19. Rodrigo disse:

    Ótimo! Vou colocar em minha lista de bloqueio na empresa hihihi

  20. HERMES CANDIDO DE OLIVEIRA disse:

    POWWW EU NAO CONHECIA ESSE SIT ,,GOSTEI ,AQUI NOS FICAMOS BEM INFORMADOS ,SOBRE QUAIS SITS SAO CONFIAVEIS OU NAO

    PARABENS A ESTE SIT ,,PELAS BOAS INFORMAÇOES

Leia antes de enviar um comentário
  • Não xingue. Você não precisa dizer palavrões para se expressar.
  • Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo.
  • Não escreva tudo em maiúsculo.
  • Não mencione links no seu comentário.
  • Nada de spam. Nada de propagandas.
  • Antes de perguntar, verifique se sua dúvida já foi respondida.
  • Deixe elogios, críticas, dúvidas ou sugestões. Fique à vontade!

Envie seu comentário