Ir para o conteúdo

Comandos secretos do Google

por Gabriel

O Google possui alguns comandos ou operadores pouco conhecidos que servem para fazer buscas avançadas nos cantos mais remotos da internet e encontrar até mesmo arquivos secretos - que não deveriam estar disponíveis na internet. Neste tutorial vamos aprender alguns desses comandos, assim como alguns exemplos interessantes de usos.

Antes de mais nada, é bom saber que se você executar vários desses comandos repetidamente, o Google vai começar a desconfiar do seu comportamento e vai exibir um captcha irritante, por causa do "tráfego incomum na sua rede":

Google Recaptcha

"frase entre aspas"

Digite alguma frase entre aspas para pesquisar exatamente por essa frase. Por exemplo, para pesquisar sobre publicação independente na Amazon, digite:

site:exemplo.com.br

Use o comando "site" para pesquisar somente dentro de um site específico. Por exemplo, para pesquisar sobre vida extraterrestre no site do G1, digite:

cache:exemplo.com.br

Quando algum site estiver fora do ar, use o comando "cache" para visitar a página armazenada pelo Google, na última vez em que o site foi indexado. Exemplo:

filetype:extensão

Use o comando "filetype", seguido da extensão para pesquisar por um tipo específico de arquivo, como PDF, DOC/DOCX (Word), XLS (Excel), PPT (Power Point) ou TXT (arquivo de texto). Por exemplo, para pesquisar sobre a Ilha de Páscoa somente em PDF, digite:

Exemplo de busca no Google

palavra1 -palavra2

Use o sinal de menos para excluir resultados indesejados ou ambíguos da busca do Google. Por exemplo, digamos que eu queira pesquisar sobre redes sociais, mas excluindo os resultados sobre Facebook, Instagram e Twitter:

intitle

Use o comando "intitle" para fazer pesquisas considerando o título das páginas. Por exemplo:

inurl

Parecido com o comando anterior, o comando "inurl" pesquisa nas URLs dos sites. Por exemplo, para encontrar páginas que contém a frase "Fórmula da Coca-cola" na URL, basta digitar: (Use aspas para deixar o resultado mais preciso)

inanchor

O comando "inanchor" procura por páginas que contêm links com o texto que você especificou. Por exemplo:

inanchor:"Muralha da China"

intext

Esse é comando é um pouco raro de ser usado. Use o "intext" para fazer pesquisas considerando somente o conteúdo da página, ou seja, desconsiderando links e títulos. Exemplo:

lr=lang_xx

Na verdade não se trata de um comando e sim de parâmetro que você deve adicionar na URL do Google para pesquisar em um idioma específico.


Exemplos de buscas interessantes

A expressão Google Dorking significa uma técnica de hacking que usa a busca do Google para encontrar documentos secretos ou sites vulneráveis. Vamos ver a seguir alguns exemplos de buscas avançadas com resultados bem interessantes. Muito cuidado com alguns resultados que aparecem, pois podem conter arquivos maliciosos ou conteúdo impróprio para menores. É possível combinar os operadores para fazer buscas ainda mais específicas.

Encontre músicas da Adele

  • intitle:"index of" mp3 adele

Encontre vídeos de câmeras de segurança em tempo real

  • inurl:"ViewerFrame?Mode=" -intitle:"viewerframe"

Encontre listas de e-mails

  • filetype:xls inurl:"email.xls"

Encontre arquivos com senhas

  • intitle:"index of" passwords.txt

Os comandos secretos do Google podem facilitar nossa busca trazendo resultados mais relevantes. É possível também fazer uma pesquisa mais específica usando a página de busca avançada do Google, embora ela não tenha todas as opções mostradas aqui. É possível encontrar mais exemplos de buscas secretas no Google Hacking Database e no GBHackers. Mais uma vez gostaria de deixar claro que alguns resultados da busca podem ser muito perigosos, então tome cuidado com o que você digita e principalmente com o que você baixa.

Mostrar comentários