Ir para o conteúdo

Como calcular o tempo e a distância de um percurso com o Google Maps

por Gabriel

Para calcular o tempo e a distância de um percurso, abra o Google Maps e localize o lugar de onde você vai partir. Depois clique com o botão direito do mouse e escolha "Rotas a partir daqui", conforme a imagem abaixo:

Menu Rotas a partir daqui

Depois localize o destino da rota, clique com o botão direito do mouse e escolha "Rotas até aqui".

Aguarde um tempo e o Google Maps vai calcular as melhores rotas considerando o tempo necessário e a distância do caminho.

Na imagem abaixo, podemos notar que foram calculadas 3 rotas: uma de 4,3km (11 minutos), uma de 3,4km (15 minutos) e outra de 2,8km (15 minutos):

Rotas do Google Maps

Você pode clicar em cima de cada um das rotas para saber mais informações. As cores indicam o fluxo do trânsito em tempo real: vermelho significa engarrafamento e azul significa trânsito fluindo normalmente.

É possível alterar o trajeto arrastando uma das rotas para alguma direção. Caso se arrependa da mudança, basta clicar na seta de voltar do browser.

Note na imagem acima o ícone de carro, o que indica que o tempo informado se refere a uma viagem feita de carro. É possível calcular o tempo aproximado para uma viagem feita a pé, de bicicleta ou de ônibus. Para isso, clique em um dos ícones de veículos no box azul, à esquerda do mapa:

Tipos de veículos Google Maps