Ir para o conteúdo

Como criar um e-mail personalizado com encaminhamento

por Gabriel

Neste tutorial vamos aprender a criar um e-mail personalizado do tipo contato@fulanodasilva.com que encaminha ou redireciona todas as mensagens recebidas para uma outra conta de e-mail. Nesse caso não será possível enviar e-mails com o endereço customizado, apenas receber. Veja o esquema a seguir:

Encaminhamento de e-mail: contato@fulanodasilva.com -> fulanodasilva@gmail.com

Em outras palavras, sempre que alguém enviar um e-mail para contato@fulanodasilva.com, a mensagem será redirecionada para a conta fulanodasilva@gmail.com. Além disso, não será possível enviar e-mails com o remetente contato@fulanodasilva.com. Para fazer isso seria necessário contratar um servidor de e-mails.

A grande vantagem de usar o encaminhamento de e-mail é que é grátis, diferentemente de algumas hospedagens de e-mail que chegam a cobrar 30 reais por mês para cada usuário. Sem contar que você pode receber os e-mails diretamente na sua conta grátis do Gmail, que possui o melhor sistema antispam do mundo.

Aqui vamos considerar apenas e-mails com o domínio .com, pois é mais barato e é possível ter mais privacidade. O primeiro passo é registrar um domínio. Depois do registro, você deve procurar pela opção de encaminhamento de e-mail ou email forwarding.

Domínios registrados no Porkbun

Se você registrou seu domínio no Porkbun, clique no ícone de carta bem na lista de domínios. Em "Option 2: Email Forwarding", crie seu e-mail customizado em "When someone sends an email to" e informe para onde as mensagens serão redirecionadas em "Deliver it to".

Email forwarding Porkbun

É possível criar até 10 encaminhamentos. Caso você não esteja usando o DNS padrão do Porkbun, será necessário adicionar as entradas MX no seu gerenciador de DNS:

Nome do host Endereço Prioridade
@ fwd1.porkbun.com 1
@ fwd2.porkbun.com 1

Além disso, é recomendado criar uma entrada TXT:

Nome do host Valor
@ v=spf1 mx ~all

Domínios registrados no Namesilo

Se você registrou seu domínio no Namesilo, clique no menu "domain manager". Na lista de domínios, clique no ícone de carta. Feito isso, na seção "Add/Change an Email Forward", preencha o e-mail personalizado do tipo qualquercoisa@seudominio.com e em "Forwards to" especifique para onde o e-mail será encaminhado. Depois clique no botão "Submit".

Email forwarding Namesilo

Caso você não esteja usando o DNS padrão do Namesilo, é necessário criar as entradas MX no seu gerenciador de DNS:

Nome do host Endereço Prioridade
@ mx1.emailowl.com 10
@ mx2.emailowl.com 20
@ mx3.emailowl.com 30
Mostrar comentários