Ir para o conteúdo

Como criar um e-mail personalizado grátis com Zoho

por Gabriel

Neste tutorial vamos aprender a criar um e-mail personalizado usando o servidor de e-mails grátis Zoho. Um e-mail personalizado ("vanity e-mail address") é aquele de que você controla o domínio, ou seja, tudo o que vem depois do arroba.

São exemplos de e-mails personalizados:

  • contato@empresa.com
  • joao@beltranodasilva.net
  • falecom@sicranomedeiros.com.br
  • eu@fulanodasilva.com

Para conseguir um e-mail desse tipo é necessário primeiramente registrar um domínio nacional (.com.br) ou um domínio internacional (.com. .net, .org, etc).

Feito isso, é necessário contratar um servidor de e-mails, como o Zoho, que vamos ver nesse tutorial, ou o G Suite do Google, o Office 365 da Microsoft, o Fastmail, o ProtonMail.

Zoho Mail

Entre no site do Zoho. Caso a página esteja em inglês, é possível alterar para português clicando em "English". No topo da página clique em "Inscrever-se agora".

Página inicial do Zoho

Na tela seguinte, preencha seu e-mail atual, uma senha e clique no botão "Inscreva-se gratuitamente". Aguarde um pouco e você vai receber um e-mail com um link para confirmar sua conta. Após se cadastrar, vai aparecer a lista de produtos do Zoho: Books, Calendar, Campaigns, Cliq, etc. Clique em "Mail".

Você vai perceber que no momento nem tudo está traduzido para o português. Informe sua senha e no próximo passo informe seu número de celular por medidas de segurança. Você vai receber um SMS com um código. Preencha o código para confirmar seu número.

No próximo passo, marque a opção "Adicione seu domínio existente para a hospedagem de e-mail no Zoho e crie um endereço com base em domínio", preencha o captcha e clique em "Prosseguir".

Agora basta informar seu domínio, como fulanodasilva.com e clicar em "Add".

Zoho ativar hospedagem de e-mail

No próximo passo, o Zoho vai te perguntar qual é o seu gerenciador de DNS. Escolha "Outros", que é a opção genérica.

Então basta criar uma entrada DNS do tipo TXT com o valor informado no seu gerenciador de DNS. Por padrão você edita as configurações de DNS diretamente no mesmo local onde você registrou o seu domínio. Procure por "DNS manager" ou "DNS records".

Nome / host / alias / TXT Valor / aponta para / destino
@ ou em branco zoho-verification=zb11111111.zmverify.zoho.com

Não se esqueça de substituir zb11111111 pelo valor informado na tela.

Depois de criar a entrada TXT no seu gerenciador de DNS, é necessário aguardar algum tempo, no máximo 48 horas. Depois volte à página do Zoho e clique em "Verificar por TXT".

Se tudo estiver certo, vai aparecer a mensagem:

Parabéns! Seu domínio fulanodasilva.com foi verificado.

Forneça um nome de usuário desejado para criar sua conta de e-mail com base em domínio. Por padrão, o usuário que faz login primeiro e define o domínio se torna o superadministrador. A função superadministrador tem todos os privilégios para todos os usuários da organização. O superadministrador pode gerenciar usuários/grupos, alterar funções, moderar e-mail e assim por diante.

Agora basta criar a conta seunome@seudominio.com clicando em "Create account".

O próximo passo é adicionar usuários. Por enquanto, é só clicar em "Ignorar". Feito isso, repita o mesmo processo para grupos, bastando ignorar.

Na próxima tela, o Zoho vai te mostrar mais algumas entradas para adicionar no gerenciador de DNS. Dessa vez são as entradas MX para começar a receber os e-mails.

Nome do host Endereço Prioridade
@ mx.zoho.com 10
@ mx2.zoho.com 20
@ mx3.zoho.com 30

Após adicionar as entradas MX nas configurações de DNS, aperte o botão "Pesquisa do MX".

Zoho Entradas MX

Se tudo estiver correto, o site vai mostrar que as entradas MX estão corretas. É só apertar OK e depois "Próximo".

Nesse ponto, o e-mail já deve estar funcionando. Mas é recomendado configurar o SPF e DKIM para evitar que os e-mails vão parar na caixa de spam.

A falsificação de e-mails é quando o e-mail parece ter sido enviado por alguém, porém a origem real pode ser outra. Para garantir que e-mails válidos de seu domínio sejam entregues para seus usuários, e e-mails falsificados de spammers sejam identificados pelos outros serviços de e-mail, recomendamos que você adicione registros SPF e registros DKIM a seu domínio.

Volte ao gerenciador de DNS e adicione uma entrada TXT:

TXT - Host/Nome Valor TXT
Em branco ou @ ou dominio.com v=spf1 include:zoho.com ~all

Apesar do Zoho não mencionar, é bom também já aproveitar e configurar o DMARC:

TXT - Host/Nome Valor TXT
Em branco ou @ ou dominio.com v=DMARC1; p=none

De volta ao Zoho, clique em "Prosseguir para configurar DKIM".

Na lista de domínios, clique no ícone de lápis.

Zoho - lista de domínios para DKIM

Depois clique em "Adicionar seletor". Em nome do seletor, informe o valor "default", sem aspas.

Zoho - seletor DKIM

Clique no botão "Salvar". Agora ele vai te informar mais uma entrada TXT para adicionar no gerenciador de DNS. É algo parecido com:

TXT - Host/Nome Valor TXT
default._domainkey.fulanodasilva.com v=DKIM1; k=rsa; p=MIGfMA0GCSqGSIb3DQEBAQUAA4[...]

Depois de adicionar essa última entrada TXT no gerenciador de DNS, clique no botão "Verificar".

Pronto! Agora o e-mail já está funcionando. Vamos abrir sua caixa de mensagens pela primeira vez. Entre em https://mail.zoho.com para ver seu e-mail.

Zoho - caixa de entrada

Agora vamos testar a pontuação do e-mail, para ver se ele está funcionando perfeitamente. Entre no Mail Tester. Copie o endereço de e-mail que aparece na tela. Volte ao Zoho, clique no botão "Novo e-mail". Informe qualquer assunto e qualquer coisa no corpo da mensagem. Aperte o botão "Enviar".

Aguarde um minuto, volte ao Mail Tester e clique no botão "Em seguida, verifique sua pontuação".

Se aparecer a mensagem "Wow! Perfeito, você pode enviar este email", significa que sua conta de e-mails já está completamente pronta para enviar e-mails. Logo mais abaixo o Mail Tester te dá algumas dicas para melhorar sua pontuação para o envio de e-mails, caso ela seja menor que 10.

Mail Tester - pontuação

Lembre-se de que você deve entrar em https://mail.zoho.com para ler seus e-mails e em https://mail.zoho.com/cpanel/ para criar novas contas de e-mail e ajustar configurações de SPF, DKIM, spam, encaminhamento de e-mails, aliases de e-mail, etc.

É importante saber que no plano grátis não existe a opção de usar POP/IMAP/SMTP em clientes de e-mail, como Microsoft Outlook ou Mozilla Thunderbird. Além disso só é possível usar um único domínio. A boa notícia é que o plano pago é bem barato, custando no momento apenas 1 dólar por mês para cada usuário criado. E é possível adicionar ilimitados domínios nesse plano pago.

Caso você opte por um plano profissional, use as configurações abaixo para os servidores POP/IMAP/SMTP:

IMAP

  • servidor: imappro.zoho.com
  • porta: 993
  • requer SSL: sim

POP

  • servidor: poppro.zoho.com
  • porta: 995
  • requer SSL: sim

SMTP

  • servidor: smtp.zoho.com
  • porta : 465 com SSL ou 587 com TLS
  • requer autenticação: sim

O Zoho Mail também possui apps para Android e iOS.

Mostrar comentários