Ir para o conteúdo

Como registrar um domínio .com

por Gabriel

Um domínio, como google.com, é um nome usado geralmente como endereço do site e para formar endereços de e-mail. Existem domínios internacionais, como .com, .net, .org e domínios nacionais, como .com.br e .gov.br. Neste tutorial vamos aprender a pesquisar com segurança se um domínio internacional está disponível para registro e a registrar um domínio .com pelo menor preço.

O primeiro passo para registrar um domínio .com é escolher um registrador. Depois basta fazer o pagamento, que geralmente é feito em dólar, o que requer um cartão de crédito internacional. Ninguém de fato compra um domínio, sendo necessário pagar uma vez por ano para renová-lo. Não há contratos e para cancelar um domínio basta deixar de pagar. É possível transferir domínios entre os registradores.

Também é bom saber que para registrar um domínio é necessário informar seu nome, endereço e telefone, que ficam disponíveis publicamente para todo mundo na internet em um serviço chamado WHOIS. Mas é possível ocultar seus dados pessoais se o registrador possuir um serviço chamado WHOIS privacy, que pode ser pago ou gratuito.

Pesquisar se um domínio está disponível

Muita gente quando vai pesquisar por um domínio visita diretamente o registrador ("registrar, em inglês"), como Godaddy ou Namecheap. O problema é que muitas dessas empresas armazenam todas as pesquisas dos usuários e podem até mesmo reservar os domínios buscados pelos usuários (prática conhecida como domain name front running), para revendê-los por um preço muito mais alto depois.

Pesquisar no InterNIC

Entre no site do InterNIC. Digite o domínio e aperte "Submit". Se o domínio estiver disponível, vai aparecer a mensagem:

No match for domain "DOMINIO-AQUI-123.COM".
>>> Last update of whois database: 2019-09-05T16:42:59Z <<<

Caso contrário, o sistema vai mostrar informações (WHOIS) sobre o dono do domínio, quando ele foi registrado, a data de expiração, onde foi registrado, etc:

Domain Name: GOOGLE.COM
Registry Domain ID: 2138514_DOMAIN_COM-VRSN
Registrar WHOIS Server: whois.markmonitor.com
Registrar URL: http://www.markmonitor.com
Updated Date: 2018-02-21T18:36:40Z
Creation Date: 1997-09-15T04:00:00Z
[...]

NOTICE: The expiration date displayed[...]

Pesquisar no Windows

Para pesquisar domínios com segurança no Windows, faça download no aplicativo whois e coloque-o na área de trabalho.

Feito isso, vá até o menu iniciar e digite cmd.

Menu iniciar cmd

No prompt de comandos, digite:

cd Desktop

whois dominio.com

Substitua dominio.com pelo domínio que pretende registrar. Se o resultado for "no whois information found", significa que o domínio está disponível para registro. Caso contrário, alguém já o registrou antes.

whois prompt de comandos

Pesquisar no Linux

No Linux, como sempre, é muito fácil. Basta digitar:

whois dominio.com

Substitua dominio.com pelo domínio desejado. Se aparecer "No match for "DOMINIO.COM", significa que o domínio está disponível para registro.

Pesquisar no Instant Domain Search

Essa é a opção menos recomendada, pois não sabemos se esse site armazena as buscas do usuário. Entre no Instant Domain Search. A vantagem aqui é que a busca é instantânea e feita à medida que você digita. Além disso, o site pesquisa em múltiplas extensões de uma só vez.

Instant Domain Search

Lugar mais barato para registrar um domínio

Um domínio é uma responsabilidade, então talvez não seja boa ideia usar apenas o preço como critério na hora de escolher um registrador. Mas mesmo assim é bom conhecer o TLD list.

Esse site mostra os lugares mais baratos para registrar, renovar e transferir domínios, de acordo com a TLD (terminação, como .com ou .net). Também mostra os recursos oferecidos pelos registradores, como DNS, email forwarding, WHOIS privacy e formas de pagamento.

Por exemplo, se eu clicar em .com neste exato momento, ele diz que o lugar mais barato para registrar um domínio é o Directnic, o mais barato para renovar é o Porkbun e o mais barato para transferir é o Blacknight. Essa informação pode variar todo dia.

O TLD list também mostra alguns cupons de desconto, que geralmente só servem para abater o valor do registro ou da transferência. É mais raro encontrar cupons para renovação.

TLD list

Piores registradores

  • 1&1 IONOS - Domínios a 1 dólar, mas muitas reclamações dos clientes.
  • Godaddy - É o mais popular do mundo, mas é bem mais caro. WHOIS privacy pago. Interface poluída.
  • Namecheap - Era um ótimo registrador, mas está cada vez mais caro.

Melhores registradores

  • Namesilo - Ótimos preços. WHOIS privacy sempre foi gratuito. O único ponto negativo é que o site parece que é de 1999.
  • Porkbun - Ótimos preços. Interface perfeita. Site moderno. WHOIS privacy gratuito.
  • Cloudflare - Menor preço possível, mas no momento não é possível registrar, só é possível transferir. Também não é possível alterar o DNS.

Registrando um domínio com o Porkbun

Entre no Porkbun. No topo da página, clique em "SIGN IN". Na tela à direita, preencha os dados para criar sua conta e clique em "Create Account".

Depois se cadastrar e fazer login, preencha o domínio desejado em "Register a New Domain".

Se o domínio estiver disponível para registro, ele vai aparecer em "Exact Match". Clique na cruz e depois em "Checkout" para adicioná-lo ao carrinho.

Na próxima tela, clique em "Continue to Billing". Preencha o cartão de crédito internacional e clique em "Pay Now". Aguarde um pouco e o domínio é seu!

Mostrar comentários