Ir para o conteúdo

Como remover as popups da operadora no Android (sem root)

por Gabriel

Quem tem um celular já deve ter visto uma daquelas popups irritantes enviadas pelas operadoras, geralmente falando sobre planos de celular, sorteios ou alguma promoção.

A Claro e a Tim não se cansam de enviar essas mensagens e propagandas indesejadas, o que acaba incomodando muito os usuários e induzindo ao erro. Tem gente que acaba contratando um pacote de internet sem querer ao clicar rapidamente em uma dessas popups que aparecem do nada e só descobrem ao perceber que os créditos sumiram. O Reclame Aqui está lotado de reclamações sobre o assunto.

Popup da operadora TIMPopup de spam da Oi

O problema é que não é possível desativar o recebimento dessas popups por meios normais. Nem adianta reclamar na Anatel ou enviar um SMS com a palavra SAIR. A única solução é desinstalar o aplicativo do chip, que é geralmente chamado de "SIM Toolkit" ou "Serviços SIM". Como ele é um app de sistema, não é possível desinstalá-lo por meio das configurações do celular. Só é possível removê-lo com root.

No entanto, para quem não fez root no celular, é possível desativar o app do chip usando o Android Debug Bridge (ADB). Para isso, vamos ativar o modo do desenvolvedor no celular, habilitar a depuração USB, instalar o ADB no nosso computador e executar alguns comandos para desativar o SIM Toolkit, de um modo bem fácil.

Alerta

Este é um procedimento arriscado se não seguir as instruções corretamente. Faça por sua conta e risco. Realize um backup dos dados mais importantes do seu celular (como contatos, conversas, fotos, etc) antes de mexer em configurações avançadas.

Instalar os drivers

O primeiro passo é baixar e instalar os drivers para que seu computador consiga se comunicar com seu celular. Procure no Google por "modelo-do-celular drivers". Se você estiver usando o Ubuntu, não precisa se preocupar com isso.

Habilitar o modo do desenvolvedor e a depuração USB

Para ativar o modo do desenvolvedor no celular, vá até as configurações e procure pela opção "Sobre o telefone". Encontre a opção "Build number" ou "Número de montagem" ou "Número da versão" ou "Número de compilação" (Geralmente está logo abaixo de "Versão do kernel").

Depois de achar essa opção, toque 7 vezes sobre ela repetidamente. Se der certo, vai apacecer a mensagem "Você agora é um desenvolvedor!" e um menu secreto chamado "Opções de desenvolvedor" vai aparecer lá perto de "Sobre o telefone".

Opções de desenvolvedor - menu secreto

Entre no menu "Opções de desenvolvedor" e habilite-o clicando no switch que fica bem no topo.

Opções de desenvolvedor switch

Vai aparecer uma mensagem assim:

Permitir ajustes de desenvolvimento?

Pressione OK. Procure por "Depuração USB" e ative essa opção. Vai aparecer outro alerta que deve ser confirmado.

Permitir a depuração USB?

Encontrar o SIM Toolkit / Serviços SIM

Antes de poder desativar o SIM Toolkit, que é o app da operadora, precisamos saber o nome do pacote, que pode variar de acordo com o modelo do celular.

Para isso, entre na Play Store e busque por "Apk Extractor". Depois de baixar e instalar, abra o app e procure na imensa lista por um app com um ícone de chip de celular. No meu caso esse app é chamado de "Serviços SIM" e o nome do pacote é "com.android.stk". Em alguns casos, o app pode ter o nome "Menu Claro" ou "Serviços Tim".

Anote o nome do pacote, pois vamos usá-lo em breve. Aproveite e clique sobre ele para seja feito um backup do APK. O app Apk Extractor salva os APKs na pasta "/ExtractedApks/", na memória interna do celular.

Serviços SIM - com.android.stk

Instalar o ADB no Windows

Para instalar o ADB no Windows, faça o download deste arquivo. Após baixá-lo, descompacte o arquivo zip e encontre a pasta "platform-tools".

Depois, segure Shift e clique com o botão direito do mouse sobre a pasta "platform-tools". Escolha a opção "Abrir janela de comando aqui":

Abrir janela de comando aqui

Feito isso, vai abrir o prompt de comando. Faça um teste e digite adb version e pressione Enter.

Se estiver usando o Windows 7 e aparecer a mensagem de erro: "o programa não pode ser iniciado porque está faltando api-ms-win-crt-locale-l1-1-0.dll[...]", você precisa instalar a atualização KB3118401.

Abrir janela de comando aqui

Se estiver estiver certo, vai aparecer algo como:

C:\Users\gabriel\Desktop\platform-tools>adb version
Android Debug Bridge version 1.0.41
Version 29.0.1-5644136
Installed as C:\Users\gabriel\Desktop\platform-tools\adb.exe

Lembre-se de que no prompt de comandos do Windows, não é possível colar os comandos apertando Ctrl+V. Você deve pressionar o botão direito do mouse e clicar em "Colar".

Instalar o ADB no Ubuntu

Para instalar o ADB no Ubuntu, basta executar o comando:

sudo apt update
sudo apt install adb

Depois de baixar e instalar, digite adb version para testar se está funcionando. Deve aparecer algo como:

Android Debug Bridge version 1.0.32
Revision debian

Plugar o celular

Plugue o celular no computador. Deve aparecer uma mensagem como essa:

Permitir a depuração USB?

Pressione OK para conceder a permissão de depuração USB. Feito isso, arraste a barra de status para baixo e veja se aparece a opção "Transferência de arquivo". Use o explorador de arquivos do computador para copiar algum arquivo de testes para a memória do celular. Se conseguir fazer isso, está no caminho certo.

Transferência de arquivo

Executar os comandos

Agora de volta ao prompt de comando no Windows ou ao terminal no Ubuntu, vamos executar o seguinte comando para ver se o dispositivo foi localizado:

adb devices

Se tudo estiver correto, deve aparecer algo como:

List of devices attached 
VRTL1234009 device

Agora vamos entrar no shell do celular. Digite:

adb shell

Finalmente para desinstalar o SIM Toolkit, execute o comando:

pm uninstall -k --user 0 com.android.stk

Não esqueça de substituir "com.android.stk" pelo nome do pacote, caso seja diferente disso. Se tudo estiver correto vai aparecer a mensagem:

Success

Digite exit para sair do terminal.

Desabilitar o modo do desenvolvedor e a depuração USB

Desplugue o celular. Por questões de segurança, volte ao menu "Opções de desenvolvedor" no celular, desative a opção "Depuração USB" e por fim desative "Opções de desenvolvedor", que fica no topo desse menu.

Adeus popups da Claro, Oi, Tim e Vivo

Pronto! O menu do chip "SIM Toolkit" está desativado e você nunca mais vai receber aquelas popups de spam enviadas pela operadora.

Fontes:

Mostrar comentários